Mariana Pargendler

Mariana Pargendler é Professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP), onde leciona na Graduação em Direito e no Mestrado Profissional. Na mesma instituição, dirige o Núcleo de Direito, Economia e Governança. É também Global Associate Professor of Law da New York University School of Law. Em 2014 e 2015, lecionou como Professora Visitante na Stanford Law School. Tem ministrado disciplinas como Direito Obrigacional e Contratual, Direito Societário, Direito Comparado, Direito de Família e Sucessões, Estado e Mercado no Financiamento do Desenvolvimento, Deals in Latin America e Current Issues in Corporate Governance. Mariana atua como Parecerista em processos judiciais e arbitragens em matérias relacionadas ao Direito Privado (Direito Civil e Empresarial).

 

É Mestre (LL.M.) e Doutora em Direito pela Yale Law School. É Bacharel (com láurea acadêmica e primeira colocação) e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 2006 e 2008, atuou como advogada associada no escritório Weil, Gotshal & Manges, em Nova Iorque, com ênfase nas áreas de fusões e aquisições, private equity e governança corporativa. Em 2009 e 2010, foi pesquisadora do Millstein Center for Corporate Governance and Performance da Yale School of Management. Em 2006 e 2009, foi bolsista do John M. Olin Center for Law and Public Policy da Yale Law School. É credenciada pela Ordem dos Advogados do Brasil e pela New York Bar Association.

É autora de diversas publicações nacionais e internacionais, tendo seus artigos aparecido em periódicos de destaque, como Yale Law Journal, Stanford Law Review, American Journal of Comparative Law e Revue Internationale de Droit Comparé. Em 2013, foi agraciada com o prêmio Hessel Yntema pela American Academy of Comparative Law pela publicação do melhor artigo no American Journal of Comparative Law por autor com menos de 40 anos. Em 2002, recebeu também o Prêmio Jovem Pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por trabalho realizado sob a orientação da Professora Judith Martins-Costa.

 

É Membro consultora da Comissão de Mercado de Capitais e Governança Corporativa da OAB-SP. É Secretária-Geral do Comitê Nacional Brasileiro da Association Internationale de Sciences Juridiques. É também Membro do Comparative Law and Economic Forum (CLEF), do Seminario en Latinoamérica de Teoría Constitucional y Política (SELA) e do Instituto de Estudos Culturalistas (IEC).

 

Dentre suas principais publicações estão:

© Judith Martins-Costa Advogados: Todos os direitos reservados.